Chargement en cours...
21 Oct 2019

Old Vine Project

Projeto Old Vine: preservação através da formação em poda na África do Sul

A FELCO é um orgulhoso parceiro do Projeto Old Vine (OVP) na África do Sul, ajudando a promover e a preservar as vinhas velhas através da formação em poda.

Nas vinhas de todo o mundo, as vinhas velhas são orgulhosamente mencionadas nos rótulos das garrafas. É reconhecido o valor às vinhas velhas e aos vinhos que estas produzem. Contudo, a certificação dessa reivindicação por uma autoridade reguladora de vinhos nacional só se realiza num único país, a África do Sul.

Atualmente, os membros do Projeto Old Vine podem colocar um selo “Certified Heritage Vineyards” nas garrafas de vinho oriundas de vinhas com 35 anos ou mais, juntamente com a data de plantação. Este selo garante ao consumidor que os vinhos são autênticos e que as vinhas das quais foi produzido foram criadas de acordo com a viticultura do OVP e as diretrizes de produção de vinho.

O OVP foi oficializado em 2016 com financiamento inicial da Rupert Foundation, embora o esforço para documentar as vinhas velhas da África do Sul tenha sido iniciado pela viticultora Rosa Kruger já em 2002. André Morgenthal, gestor do projeto OVP, juntou-se a Kruger a partir de 2016 para fazer avançar as coisas. Com a força motriz ganha e a divulgação, estão a ser lançados mais projetos para desenvolver a pegada do OVP.

Alguns dos mais entusiasmantes novos vinhos na África do Sul provêm de vinhas velhas nobres. Contudo, no passado, estavam a perder-se em enormes depósitos anónimos. Os agricultores também receberam pouca retribuição pela fraca produtividade. Rosa Kruger afirma, “... Acreditamos que, na sua essência, as vinhas mais velhas produzem um vinho com uma determinada qualidade e caráter, singularmente diferente do vinho das vinhas mais jovens. As vinhas mais velhas têm, como consequência da idade, mais problemas com doenças da madeira e com o vigor do que as vinhas mais jovens”, e acrescenta “Deve respeitar-se sempre uma poda cuidadosa e determinados princípios. Cada vinha é singularmente diferente e cada uma delas deve ser abordada através da análise do hábito de crescimento e dos problemas dessa vinha em específico.

Preservar através da formação e da educação

A África do Sul tem um total de 3505 hectares de vinhas velhas, o que representa 4% do total de hectares de vinhas. As vinhas mais velhas produzem menos fruta, o que resulta numa menor tonelagem por hectare e, em última instância, num menor retorno do investimento. Aqueles que cuidam das vinhas são os pilares de um bom vinho. O talento e o nível de perícia do podador determinam a longevidade da vinha.

Regra geral, os trabalhadores das vinhas não têm formação e, portanto, quando começam a podar não estão conscientes das necessidades especiais das vinhas velhas a ter em consideração. É fundamental iniciar um programa de formação para explicar aos trabalhadores da poda como respeitar as vinhas velhas, na sua abordagem e nos seus métodos de poda. O objetivo é formar, nos próximos 3 anos, cada uma das pessoas que poda uma vinha velha em Western Cape.

A FELCO orgulha-se de fazer parte do programa de preservação OVP e de apoiar as quatro sessões iniciais de formação, acolhidas pelos membros do Projeto Old Vine em 2019.

Rosa Kruger partilha a seguinte opinião “As vinhas velhas são uma fonte maravilhosa de conhecimento para investigação científica da nossa compreensão das plantas e do processo de envelhecimento das vinhas, especialmente nesta época desafiadora de alterações climáticas.

Ao implementar práticas de viticultura sustentáveis, tais como a utilização de material isento de vírus, a plantação em diferentes áreas, a utilização de práticas de poda adequadas e eficazes, podemos fomentar uma cultura de plantação que potencie o envelhecimento das vinhas”, acrescenta Morgenthal.

O objetivo a longo prazo do projeto é a criação de uma rede de conhecimento que incentive um fluxo de partilha de informações. Foram formados quatro formadores ao longo do ano, que, por sua vez, formaram 60 participantes. Os participantes, por sua vez, irão levar o seu conhecimento relativo aos princípios da poda de vinhas velhas para a rede de 60 membros do OVP.

Não é só o conhecimento e a habilitação de pessoas que desempenham um papel fundamental, mas também a influência que isso tem na melhoria da autoestima e da confiança, através da formação e do desenvolvimento de habilitações.

FELCO 2 - uma série especial de aniversário

FELCO 2 são as tesouras de podar mais icónicas da FELCO. Desde 1949, o seu ano de lançamento, foram vendidas em todo o mundo mais de 16 milhões de unidades. Para celebrar o seu 70.o aniversário, a FELCO irá lançar uma série limitada de FELCO 2 com uma oferta comemorativa. As receitas provenientes desta série limitada irão ajudar a apoiar este importante programa OVP.